Teve início nesta segunda-feira (14) o Mutirão de Cirurgias em Vitória da Conquista. A atividade está acontecendo no Centro Glauber Rocha, na avenida Brumado, e vai das 7h de hoje até às 17 horas de quinta-feira (17). O programa é uma atividade promovida pelo governo do Estado, através da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). Serão oferecidas cirurgias de hérnias (umbilical, inguinal, epigástrica) histerectomia e colecistectomia, cirurgias de tireoidectomia (para retirada de tireoide) e pediátricas.

Para crianças de 4 até 13 anos de idade, estão sendo ofertados procedimentos como amigdalectomia com adenóide; hernioplastias inguinal, umbilical e epigástrica; retossigmoidectomia (retirada da bolsa de colostomia). Os pacientes estão passando por consulta com cirurgião e precisam realizar exames pré-operatórios. Para a cirurgia de vesícula, é preciso estar em jejum, devido ao exame de ultrassonografia. Para as mulheres que estão realizando procedimento de histerectomia, é preciso levar o exame preventivo atual e o Beta HCG.

Todos devem levar exames laboratoriais e outros que possuam, além dos documentos pessoais como cartão do SUS, carteira de identidade e comprovante de residência. No caso de quem precisa realizar tireoidectomia, estão sendo triados na etapa vigente e encaminhados para agendamento de consulta especializada para, em seguida, ser marcada a cirurgia.

Para saber se a pessoa está cadastrada para passar pela cirurgia, basta consultar a lista única, disponível no site da secretaria de Saúde: http://mutiraodecirurgias.saude.ba.gov.br/. Também, o paciente ou responsável poderá ir até a Secretaria Municipal de Saúde, para saber se o seu nome consta na lista para a realização do procedimento. Caso algum paciente possua exames indicando a necessidade de uma das cirurgias oferecidas pelo programa, mas não esteja com o nome na lista, pode se dirigir ao local do atendimento munido com os exames e os documentos acima relacionados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here