No último sábado (12), aconteceu o dia D de vacinação contra gripe, em Vitória da Conquista e em todo o Brasil. Os postos de atendimento ficaram ativos até as 17h sem intervalo para o almoço. Todas as unidades de saúde da sede do município, mais os postos que foram instalados em escolas e na Feirinha do Bairro Brasil, ficaram abertos para vacinar a população.

A Secretaria Municipal de Saúde, destacou cerca de 600 servidores para trabalhar na campanha de vacinação no dia D. “Hoje é um dia de mobilização nacional. Esperamos a população e convocamos o público-alvo da vacina, para aproveitar o sábado e esta oportunidade”, afirmou a coordenadora de imunização Ana Maria Ferraz.

O foco da campanha é de imunizar idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a 5 anos incompletos, trabalhadores da saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional. A campanha começou no dia 23 de abril e se encerra no dia 1º de junho. Depois desse período, caso sobrem doses, ainda serão vacinados quem comparecer aos postos de Saúde.

O senhor Dickson Lacerda, de 62 anos, foi Centro de Saúde Régis Pacheco neste sábado para e vacinar. “Eu achei super tranquilo, levantei cedo para enfrentar fila e foi ótimo”, afirma ele, que foi atendido assim que chegou. “Todo mundo tem que vir, as pessoas precisam buscar a vacina”, incentiva.

Segundo a coordenadora de imunização, a meta, do município é de vacinar 90% do público-alvo. Isso dá cerca de 68 mil pessoas. No âmbito nacional, a expectativa do Ministério da Saúde é de vacinar 54,4 milhões de pessoas. Durante a campanha, serão distribuídas cerca de 60 milhões de doses que, este ano, protegem contra três vírus do tipo influenza, incluindo o H1N1 e o H3N2.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here